Muitas pessoas ainda associam o trabalho de um adestrador somente ao ensinamento de alguns comandos, truques de obediência e guarda. Os profissionais que estudam comportamento canino vão muito além disso e tem como preocupação inicial tornar seus alunos cães sociáveis e calmos, explorando toda a sua capacidade de aprendizagem para que cão e família tenham um relacionamento de reciprocidade.
Pelo fato de muitas pessoas adquirirem seus cães por impulso, sem estudar a fundo as necessidades físicas e psicológicas do novo amigo que chega à casa, estamos formando uma geração de cães com problemas sérios de comportamento e falta de educação.
Para ajudar esses cães, oferecemos consultas comportamentais com o intuito de orientar a família sobre a forma ideal de ensinar e conviver com seus cães. Lidamos com as questões mais simples no dia-a-dia como:
- Ensinar a fazer as necessidades no local correto
- Não destruir ou danificar objetos
- Não latir durante a noite ou quando ficam sozinhos
- Aprender a conviver com cães e pessoas de todos os tipos
- Se comportar corretamente na hora de andar na rua ou de carro
- Medo de fogos de artifício ou trovões
Isso só para se ter uma ideia. Além, é claro, de problemas comportamentais mais graves como agressividade e insegurança intensos direcionados a algo. Essas consultas acontecem em domicílio, dentro ou fora do horário comercial, para que a família toda possa se engajar nesse processo de reeducação que geralmente foi criado e reforçado por ela própria no dia-a-dia por falta de orientação.
A principal diferença das consultas comportamentais para as aulas de adestramento é que nesse tipo de atendimento o problema é tratado no dia-a-dia, exclusivamente pela família. Se tratam de situações ligadas à forma como o cão é tratado, manejo e cuidados preventivos. Na consulta o adestrador passa todas as informações necessárias para a família superar o problema e acompanha o andamento do processo à distância, fazendo ajustes e reavaliando alguns pontos se necessário.